EDIÇÃO 2024
A primeira etapa da edição 2024 do Festival Buriti de Audiovisual, promovido pela UFOB, teve início com o lançamento do Edital PROEC/UFOB nº 03/2024, em 10 de julho de 2024. O edital tem como objetivo regulamentar o processo de inscrição, seleção e premiação da mostra competitiva de curta metragem do festival.
Nesta edição tivemos 19 filmes inscritos e habilitados dos municípios de Santa Maria da Vitória, Barreiras, Correntina, Irecê, São Félix do Coribe e Paratinga. Os três primeiros curtas classificados pela comissão avaliadora receberão 5 mil reais em prêmios.
A segunda etapa do festival aconteceu de 2 a 6 de dezembro, com várias atividades, no campus da UFOB de Santa Maria da Vitória, no território da Bacia do Rio Corrente. O filme de abertura é o premiado "A flor de buriti", produção Brasil/Argentina dirigida por João Salaviza e Renée Nader Massora.
Os vencedores da mostra competitiva serão conhecidos na sexta-feira, 6/12, às 19h, na cerimônia de encerramento do evento.
FILMES DA MOSTRA COMPETITIVA
Os três curtas-metragens premiados na Mostra Competitiva foram anunciados no dia 6/12, no encerramento da segunda etapa, no Centro Multidisciplinar da UFOB de Santa Maria da Vitória.
O primeiro lugar ficou com a produção "Kiriris", seguida por "Giz de Cera" e "Forró é vida".
COBERTURA
Alguns registros dos cinco dias do intenso festival. Foram exibidos cerca de 40 filmes e discutidos em mostras temáticas. O festival teve ainda a exposição "Viagem pelas tecnologias da imagem", oficina sobre a produção de som no audiovisual, roda de conversa sobre ficção em documentários e encerramento com show de Paulo Araújo e Morão di Privintina.