Após a exibição do filme "Sede de rio", teremos um bate-papo com Paulo Araújo, poeta, pesquisador e músico líder da banda Morão di Privintina, que interpreta o encantado Araú, e com Retana Pinho, publicitária e realizadora audiovisual que fez a produção do filme. Exibição: 5/12, 19h, sala 5
SINOPSE
“Sede de rio” acompanha a peregrinação fluvial de Nir, o último capitão ribeirinho de grande embarcação através do Rio São Francisco. Anualmente, Nir realiza uma jornada espiritual a bordo da “Rainha do porto” para pagar uma promessa em honra aos mortos levados por esse rio que ele tanto ama.
Filmado em Bom Jesus da Lapa, o filme retrata a Lapa, as romarias e a preservação do rio São Francisco, e logo tem lançamento por aqui.
A narrativa se desenrola ao longo da misteriosa e poética jornada de Nir pelo Velho Chico. A cada curva do rio, ele enfrenta desafios constantes, reflexo da progressiva baixa das águas do São Francisco, que lançam sombras sobre a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental da região.
“Sede de rio” é uma ode cinematográfica à resiliência humana e à luta pela preservação de um tesouro natural. Entre paisagens deslumbrantes e momentos de reflexão, o filme captura a essência da conexão entre o homem e a natureza, questionando o impacto das mudanças ambientais na identidade de comunidades inteiras que dependem das águas sagradas do São Francisco.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2024
Tempo: 73'
Diretor: Marcelo Abreu Góis
Atores: Nitercílio Ferreira Morais, Maria Ferreira Morais, Otacílio Ferreira Morais, Paulo Araujo, Neucilene Ribeiro
Som Direto: Gabriel Gussen
Direção de Fotografia: Marcelo Abreu Góis
Produção: Montanhas Filmes
Direção de Produção: Renata Pinho
Produção de Campo: Paulo Araújo e Renata Pinho
Produção Executiva: Ilsinho Villa e Marcelo Abreu Góis
Música Incidental: Paulo Araújo
Montagem: Marcelo Abreu Góis
Ass. de Montagem: Wallace Nogueira
Finalização de Som: Álvaro Ribeiro e Nuno Penna
Finalização de Imagem: Montanhas Filmes
Acessibilidade: Video Shack
Comments